O boletim epidemiológico do Rio Grande do Sul registrou, nesta quinta-feira, mais 36 óbitos associados à Covid-19 e outros 1.430 novos casos confirmados. O total de infectados desde o início da pandemia chega a 228.762 - destes, 215.016 pessoas (94% dos casos) já são consideradas recuperadas. São 5.518 pessoas com diagnóstico de coronavírus que perderam a vida em todo o Estado.
Ministro da Saúde testa positivo para Covid-19
Entre as mortes contabilizadas hoje pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), cinco delas são da região Santa Maria, conforme a divisão do modelo de Distanciamento Controlado: uma em Restinga Sêca, duas em Santa Maria e duas em Santiago. Com isso, total de óbitos na região sobe para 143.
Em Restinga Sêca, a vítima é um idoso de 75 anos - o quarto óbito no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a morte aconteceu há alguns dias e a prefeitura ainda está analisando os dados e, por enquanto, ainda não confirma o caso.
Na cidade de Santa Maria, as vítimas são um idoso de 78 anos e uma mulher de 37 anos. Ambos casos foram divulgados ainda ontem pela prefeitura. A morte mais antiga é da mulher de 37 anos, que tinha registro de imunodepressão. Ela deu entrada na UTI do Hospital Regional em 26 de setembro e faleceu em 11 de outubro. Entretanto, segundo familiares, ela não teria morrido em decorrência da Covid-19. Foi feito um velório sem as restrições que vítimas da doença costumam ter, e o atestado de óbitos não menciona a doença.
Já o idoso, de 78 anos, morreu nesta quarta. Ele tinha registro de doença cardiovascular crônica, doença renal crônica, diabetes, hipertensão arterial sistêmica e acidente vascular cerebral. O idoso estava internado no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo desde 12 de outubro, quando teve o diagnóstico para a Covid-19 também por meio de uma tomografia de tórax. No dia seguinte, o exame laboratorial confirmou o diagnóstico. Ele não chegou a ser internado em UTI, mas necessitou de suporte ventilatório sem intubação.
Em Santiago, as vítimas foram duas idosas, de 63 e 37 anos - os casos também foram confirmados ontem pela prefeitura. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o primeiro caso aconteceu na manhã desta quarta, por volta das 8h30min. A vítima, uma idosa de 67 anos, estava internada no CTI do hospital de Santiago. Ela tinha histórico de doenças crônicas.
UFSM estuda tratamentos para combater a Covid-19
Já no final da manhã, por volta das 10h30min, a vítima foi uma idosa de 63 anos. A paciente, que também tinha registro de doenças crônicas, estava internada no CTI do Hospital Regional de Santa Maria.
Os demais, que aconteceram entre os dias 1 e 22 de outubro*, foram em:
- Alvorada (mulher, 55 anos)
- Alvorada (mulher, 64 anos)
- Alvorada (homem, 71 anos)
- Canoas (homem, 65 anos)
- Canoas (mulher, 71 anos)
- Caxias do Sul (homem, 73 anos)
- Caxias do Sul (homem, 80 anos)
- Caxias do Sul (homem, 28 anos)
- Erechim (homem, 58 anos)
- Esteio (mulher, 52 anos)
- Esteio (homem, 47 anos)
- Farroupilha (homem, 77 anos)
- Gravataí (homem, 71 anos)
- Nova Hartz (homem, 67 anos)
- Nova Santa Rita (mulher, 78 anos)
- Nova Santa Rita (homem, 66 anos)
- Pelotas (mulher, 104 anos)
- Pelotas (homem, 66 anos)
- Porto Alegre (homem, 85 anos)
- Porto Alegre (homem, 78 anos)
- Porto Alegre (mulher, 80 anos)
- Porto Alegre (mulher, 61 anos)
- Porto Alegre (homem, 76 anos)
- Porto Alegre (mulher, 71 anos)
- Porto Alegre (homem, 70 anos)
- Porto Xavier (homem, 69 anos)
- Restinga Seca (homem, 75 anos)
- Santa Barbara do Sul (homem, 66 anos)
- Santa Maria (homem, 78 anos)
- Santa Maria (mulher, 37 anos)
- Santana do Livramento (mulher, 94 anos)
- Santiago (mulher, 67 anos)
- Santiago (mulher, 63 anos)
- Sapiranga (mulher, 65 anos)
- Sapucaia do Sul (homem, 73 anos)
- Venâncio Aires (mulher, 72 anos)
*Entre os óbitos hoje divulgados, um é de agosto e estava com a notificação a ser completada.